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Customizando estratégias de marketing para o público-alvo


Ter um público-alvo bem estabelecido permite a criação de estratégias direcionadas que ajudem a alcançar e atrair clientes em potencial para uma empresa

 

A segmentação de mercado é uma metodologia capaz de alavancar os resultados de um negócio. Ao abrir uma empresa, é fundamental mapear quem é o seu público-alvo. Por muito tempo, empresários tinham o objetivo de alcançar o maior número de pessoas possíveis, focando na análise quantitativa e deixando a qualitativa de lado. 


Porém, não adianta ter um grande número de pessoas vendo uma campanha de marketing se a maior parte delas não tiver um real interesse no produto. A segmentação de mercado permite entender exatamente quem é a pessoa que realmente vai se interessar por determinado produto ou serviço. 


A partir disso, é possível criar estratégias eficazes que trarão resultados positivos no futuro.



pessoas definindo marketing por publico alvo


Entendendo o público-alvo


O público-alvo é o grupo de pessoas com determinadas características que os tornam clientes em potencial. Trata-se dos clientes que o empresário deseja ter para o seu negócio. Um público-alvo bem definido permite uma melhor tomada de decisões, uma vez que as estratégias de marketing são pensadas exclusivamente para atrair esse nicho. 


Além disso, evita-se gastos desnecessários. Por exemplo: se o público-alvo for formado por jovens de 15 a 25 anos, não há necessidade de investir em propagandas para jornais e revistas, pois esse não é o meio de comunicação mais usado por essas pessoas. 


Assim, o gasto terá foco nos meios online, garantindo um melhor uso do dinheiro. 


Para definir o público-alvo, primeiro é necessário fazer uma análise do mercado. Entender quais são as tendências, quem é a concorrência e qual é a demanda dos clientes nesse setor ajuda a definir o alvo. 


Em seguida, o empresário precisa fazer uma análise interna. O objetivo é definir qual é o produto/serviço a ser ofertado, qual cliente quer alcançar e o que o negócio tem de diferente. Depois, é possível definir melhor qual é o público-alvo. 


Alguns fatores devem ser avaliados: onde a pessoa que consome seu produto/serviço mora (estado, cidade, bairro), seu gênero, sua faixa-etária, seu nível de escolaridade, sua renda e seu estilo de vida são os tópicos mais importantes. 


Identificando necessidades: o papel da segmentação no marketing


A segmentação de mercado é importante na otimização e direcionamento da campanha de marketing. Quando não se tem um público-alvo definido ou quando ele é muito amplo, as estratégias de comunicação precisam ser bem variadas a fim de alcançar diferentes pessoas. Ao conhecer quem é o verdadeiro cliente potencial de uma empresa, fica mais fácil criar métodos assertivos e eficientes. 


Além de facilitar a tomada de decisões e evitar gastos desnecessários, a segmentação de mercado no marketing permite a criação de uma autoridade em determinado setor. 

Empresas que tentam falar com vários públicos ao mesmo tempo acabam não sendo a primeira opção de nenhum, pois a impressão é de que fala sobre tudo mas não é especialista em nada. 


Já uma empresa que tem um público-alvo definido e conversa diretamente com ele através de estratégias de marketing bem direcionadas, consegue se sobressair como uma autoridade. 


Aquele nicho específico perceberá o negócio como uma empresa que tem um objetivo definido e, assim, consegue focar em ações específicas para ele. Além disso, há uma maior identificação, uma vez que a marca dialoga com o seu público, garantindo fidelidade do cliente e relevância no mercado.


Erros comuns


Um dos maiores erros ao trabalhar com a segmentação de mercado é tentar trabalhar com um público-alvo que o empresário acha que pode funcionar. Muitos empresários acabam seguindo seu instinto e criando estratégias para um nicho que pensa que vai dar certo. 


Porém, os números nem sempre estão de acordo com essa percepção e, nessa disputa, os dados devem ser priorizados, pois mostram qual é o verdadeiro público-alvo que vai dar sucesso para o negócio. 


Outro erro comum é não continuar com a análise a longo prazo. O público-alvo pode acabar sofrendo alterações conforme a empresa se desenvolve, o que pede uma mudança nas estratégias de marketing. O mapeamento da segmentação de mercado deve estar sempre sendo acompanhado. 


Adaptando mensagens e abordagens


Com um público-alvo bem definido, é importante adaptar as mensagens e abordagens para esse nicho. Um cliente mais jovem pode ser mais facilmente alcançado com uma linguagem mais coloquial. Já um público acima dos 60 anos provavelmente terá mais dificuldade em entender determinadas gírias. 


A empresa que tem como público-alvo pessoas com um grau de escolaridade mais avançado pode apostar em uma linguagem mais formal, enquanto para as classes mais baixas pode ser mais interessante usar termos mais comuns do dia a dia. 


O uso de palavras em inglês pode ser facilmente entendido por pessoas que têm contato com ela, mas se o público-alvo é formado por quem não tem muito contato com a língua estrangeira a mensagem será quebrada. 


A partir da segmentação de mercado é possível determinar se a abordagem deve ser mais direta, apelativa, reflexiva ou criativa, por exemplo. Um público-alvo formado por pessoas que consomem arte com frequência ou vivem em um local com forte influência artística serão mais atraídos por uma linguagem de criatividade e inovação. 


Já se o nicho for pessoas da área da tecnologia e exatas, a abordagem direta costuma ser mais apreciada. Para um público feminino, é possível adotar termos e expressões que induzam uma conversa entre mulheres, enquanto um nicho de homens pede que a abordagem contenha assuntos mais voltados ao mundo masculino. 


Importância da segmentação nas estratégias de marketing


Definir e entender quem é o público-alvo permite que uma empresa saiba qual é a melhor forma de se conectar com ele e customize estratégias de marketing que conquistem especificamente esse nicho. A importância da segmentação do mercado é otimizar a comunicação. 


Quanto mais nichado for o público-alvo, mais direcionada é a identificação entre o cliente e o produto/serviço que uma empresa oferece. O marketing assertivo permite que a propaganda de determinado negócio chegue diretamente no seu público, ou seja, as pessoas que realmente podem virar clientes em potencial. 



Desse modo, a empresa garante uma maior fidelidade do cliente e ainda se torna mais relevante no mercado, uma vez que sua imagem passa a ser especialista na área de atuação. E além de evitar gastos desnecessários, proporciona uma tomada de decisões mais assertiva, garante um posto de referência no setor e ainda há um aumento dos lucros. 

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