top of page
  • Foto do escritorDaniel Santos

Qual a melhor rede social para procurar emprego?

Pense em quantas contas de mídia social você tem. Você as usa para compartilhar fotos, vídeos, e se conectar com amigos e familiares. Mas alguma ajuda você a encontrar um novo emprego? A resposta é sim: O Linkedin.


Se você não tiver um perfil no Linkedin, poderá está perdendo a grande chance de sua vida. O Linkedin é uma rede social para compartilhar a sua experiência profissional, conhecer novas pessoas e aumentar seu conhecimento.


Compartilhar seu histórico de trabalho com eficiência pode parecer tedioso ou assustador, mas vale muito à pena. Mostrarei nesse artigo como criar um perfil no Linkedin que cause uma boa impressão em qualquer agência de recrutamento e seleção de pessoal.


rede social para procurar emprego
Procurando emprego no Linkedin


As redes sociais para o trabalho


Outras plataformas de mídia social, como o Instagram e o Facebook, ajudam você a expandir sua rede social. Eles mantêm você conectados socialmente com seus amigos, familiares e colegas.


Embora o Linkedin tenha um aspecto social, ele é mais focado do que as plataformas de mídias sociais tradicionais. O Linkedin é atualmente a maior rede social profissional do mundo. Ele conecta você a outras pessoas com base em seu trabalho, mostrando onde suas conexões estão avançando em suas carreiras.


Pense nisso como um lugar para compartilhar um currículo online, encontrar novos empregos e se conectar com recrutadores ou gerentes de contratação do mesmo nicho de mercado que o seu.


Confira alguns fatos sobre o Linkedin:

  • A plataforma foi criada em 2003

  • Tem mais de 800 milhões de membros

  • Os serviços estão disponíveis em 26 idiomas

  • Seis pessoas são contratadas no Linkedin a cada minuto

O Linkedin incentiva os usuários a enviar solicitações de conexão a outros membros que você conheça ou que deveria conhecer. Você pode ver postagens sobre o trabalho e a experiência de suas conexões, manterem-se atualizado sobre ofertas de emprego e parabenizar outras pessoas por novos cargos.


Os usuários também podem aproveitar o LinkedIn Learning, que permite que eles façam aulas on-line curtas para aprofundar seus conhecimentos e obter certificados em áreas como marketing digital, web design, redação e muito mais.


Embora o Linkedin esteja aberto para qualquer pessoa que queira compartilhar a sua história e aspirações profissionais, pessoas com níveis de formação superior são mais propensas a utilizar a plataforma.


Mas seu trablaho atual ou formação não determina se o Linkedin é certo para você. Criar um perfil otimizado e saber adicionar um currículo no Linkedin pode impactar positivamente qualquer pessoa.

O poder de um perfil Forné no Linkedin


Não deixe que um perfil em branco atrapalhe seu crescimento profissional. Saiba fazer networking profissional, pois um ótimo perfil mostra sua história, habilidades e objetivos de carreira. É uma das primeiras coisas que os recrutadores vão observar, então faça valer à pena.


Uma conta no LinkedIn também é sua chance de anunciar sua marca profissional. Comece seu perfil com um título do LinkedIn que fale sobre sua especialização profissional. Se você é um advogado que pratica direito ambiental, por exemplo, certifique-se de que esse detalhe se destaque.


As outras seções do seu perfil irão apoiar e expandir o título incluindo seus valores de trabalho, interesses, experiência e paixões.


No Linkedin, você pode compartilhar uma postagem que diga que você está aberto para trabalhar, em busca de novos funcionários ou procurando fazer contatos com outras pessoas em seu setor.


Essa rede social é uma ótima maneira de construir conexões profissionais com pessoas que pensam como você e se divertir compartilhando conhecimento.


Lembre-se: seu perfil funciona para você. Quando os gerentes de contratação e recrutadores visualizarem seu perfil no Linkedin, eles terão uma noção de quem você é como funcionário e pessoa.


O LinkedIn também ajuda a promover o trabalho que você faz no seu emprego atual. Inclua links para publicações anteriores e anuncie prêmios. Os empregadores em potencial não estão apenas procurando palavras, eles querem evidências de seu trabalho e habilidades.

Conclusão


Seu perfil do LinkedIn é uma ferramenta profissional ao seu alcance. Uma ótima página de perfil tem a capacidade de trazer novas oportunidades de carreira, conexões e oportunidades de aprendizado.


Mas isso não acontece com alguns cliques. Elaborar um perfil excepcional exige que você aprimore seus interesses e encontre seu nicho. Você quer apresentar seu eu autêntico, então não tenha pressa.

bottom of page