Como escrever um discurso de casamento? Esta é a pergunta feita por testemunhas, familiares próximos e qualquer outra pessoa designada para falar sobre os noivos diante de toda uma plateia.
Quando se trata de ambientação, existe uma tradição geralmente feita nas recepções de casamento: o discurso de casamento. Casados, convidados, padrinhos, o Dia D se aproxima e sua missão é dizer algumas palavras para os noivos.
Não está habituado a escrever ou falar sobre isso e por isso sente o medo da página em branco! Não entre em pânico, pegue uma folha branca e uma caneta e siga nosso conselho: compartilhamos todas as dicas para você sobre o que falar num casamento e emocionar a todos.
Pense antes de agir
Não comece a escrever imediatamente sob o risco de se deparar com uma página vazia sem conseguir alinhar uma palavra!
Pense à frente no que você quer expressar em seu discurso, tente visualizá-lo. Você está planejando um discurso de casamento bem-humorado, um discurso simples, comovente ou festivo?
Pense antes de tudo na pessoa ou pessoas com quem você está falando, leve em consideração sua personalidade e certifique-se de escolher um estilo de fala que agrade.
Você é um grande comediante? Não fale palavras difíceis. Você é uma pessoa natural? Não há necessidade de dramatizar sua intervenção.
Conteúdo e forma
Quando se trata do conteúdo do seu discurso, uma boa ideia é listar tudo o que você deseja dizer. Escreva em uma folha o esboço do seu discurso, as pequenas partes que não devem ser perdidas, as ideias que não devem ser esquecidas.
Em relação ao conteúdo, pense na melhor maneira de abordar seu público naquela noite tao especial. Qual será o tom mais adequado para transmitir sua mensagem, você usará vocabulário forte ou linguagem familiar?
Privilegie em todos os casos o máximo de espontaneidade, evite excessos de frases de amor e outros clichês, fale com suas próprias palavras.
Estruture suas observações
Um discurso é geralmente estruturado em algumas etapas, como:
A introdução: Nesta fase, trata-se de se apresentar, para que todos saibam quem você é e como conheceu os noivos e o vínculo único que os une.
O coração do discurso: Aqui é o momento de lembrar memórias incríveis que viveram juntos. Os familiares podem assim lembrar a infância dos noivos e amigos, memórias da escola ou da universidade.
Este também é o momento de deixar seu coração falar e dizer tudo o que você ama sobre os noivos, o que eles trouxeram um para o outro e como.
A conclusão: Termine desejando o melhor para o casal e como deseja-lhes tudo de melhor!
Conselho geral: Seja breve e adapte seu discurso, se for escrever, 7 linhas no máximo são suficientes para dizer boas palavras para os noivos.
Seja você mesmo e não exagere: essa é a chave para um discurso de sucesso.
Jogue a carta da emoção: todo mundo gosta de ter lágrimas nos olhos e chorar de alegria ao ouvir palavras e frases engraçadas e tocantes.
Fale com os dois noivos: mesmo que você seja próximo apenas de um deles, é sempre bom deixar um recadinho para cada um.
Encontre inspiração
Qual é a coisa mais importante que você quer dizer aos noivos, qual é a mensagem a transmitir? Esta é a principal pergunta a se fazer ao escrever seus votos.
Pegue um pedaço de papel, um lápis, pense nisso e coloque suas palavras no papel levando em consideração já as dicas que passamos acima.
Personalize seu texto, não faça cópias de frases já feitas na internet, por exemplo.
Mostre ao seu amigo que você também está comprometido com ele. Muitas vezes ouvimos, 'nós também estamos assumindo um compromisso em relação a você e ao seu casamento. Não são só os noivos que se casam! Desta mensagem principal saem palavras, histórias, e lembranças que irão alimentar muito o seu discurso”.
Deixe sua imaginação correr solta
Se você quiser ler um poema, escrever uma música, adicionar toques de humor, vale tudo, desde que venha do fundo do seu coração.
Peça conselhos ao oficial leigo da cerimônia ou ao planejador do casamento se estiver tendo dificuldades para escrever o discurso. Eles estão lá para te ajudar, te dar ideias, desbloquear sua inspiração...
Um rascunho, dois rascunhos, três rascunhos
Pegue seus cadernos escolares e não tenha medo de rasgar várias páginas! Uma regra prática na escrita é escrever, reescrever e escrever novamente. Comece numerando as ideias listadas acima para decidir a ordem de aparição em seu texto.
Estruture seu discurso como uma redação escolar, introdução, corpo do texto com vários parágrafos e conclusão. Escreva seu primeiro rascunho sem pressão, faça vários testes, várias versões da mesma ideia e, se possível, envie-os a um de seus parentes para obter uma opinião externa, um novo olhar sobre seu trabalho.
Revise seu texto
Seja qual for a sua ideia para um discurso de casamento, você não pode prescindir da revisão. É essencial permitir que você identifique repetições, frases muito longas, ideias que não funcionam ou que você expressou mal, etc.
Certifique-se de que seu discurso não seja muito acadêmico, escreva enquanto fala, pois será uma apresentação oral, tenha em mente a palavra espontaneidade e evite cair no exagero de sentimentos.
Tenha em mente o tempo que vai gastar com seu discurso
A imposição de um tempo máximo de fala vai te ajudar muito na redação e na estrutura do seu texto. Considera-se que um bom discurso de casamento não deve ultrapassar os 6 a 7 minutos.
Ter uma estrutura irá ajudá-lo a escrever de forma eficaz, cortar passagens excessivamente prolixo, sintetizar seus pensamentos e não aborrecer seu público.
Se quer oferecer aos seus entes queridos um discurso de casamento original durante o qual eles serão entretidos do início ao fim, aposte na personalização! Quanto mais a sua mensagem for pessoal e intimista, mais você vai levantar a emoção dos convidados e todos vão adorar o seu discurso.
Seguindo todas as nossas dicas, temos certeza que você vai montar um discurso lindo e que vai emocionar não só os noivos, como a todos.